Laudo em avaliação psicológica
Autor:
Interessado:
Idade:
Sexo:
Data de Nascimento:
Estado civil:
Naturalidade:
Nível de instrução:
Descrição da demanda / Objetivo
Este laudo foi realizado com o objetivo de se obter créditos na disciplina de TEAP (Teorias e Técnicas de Avaliação Psicológica) para a formação no curso de Psicologia Integral da UFSJ, ministrada e orientada pela Professora Jane Mara dos Santos Barbosa, além de ter sido solicitado por esta para a aprendizagem e capacitação dos alunos na aplicação e análise de testes psicológicos.
Procedimento
Para elaborar este laudo foram usados os seguintes testes: Teste de Raven – Matrizes Progressivas (Escala Geral), Teste G – 38, Teste HTM (Teste de habilidades para o Trabalho Mental) e Teste HTP (House Tree Person). Foram aplicados nas aulas de TEAP, na sala de aula do Campus Dom Bosco da UFSJ, sob supervisão da professora Jane Mara. Utilizou-se como materiais os testes, as folhas de respostas dos mesmos, lápis, borracha, seis folhas de papel ofício brancas (para realização do teste HTP) e cronômetro.
Descrição dos testes
O primeiro teste realizado foi o teste de Raven – Matrizes Progressivas que é usado para medir processos psicológicos essenciais a inteligência geral, ou seja, o aspecto lógico e não verbal da inteligência. Pode medir também o raciocínio (abstrato, analógico, indutivo, dedutivo, perceptivo, espacial, não verbal). Outro teste que é utilizado para avaliar o potencial intelectual do sujeito é o G – 38, analisando os aspectos de identidade simples, relacionada ao raciocínio por analogia e ao de tipo numérico e espacial. Além destes o HTM foi aplicado com o intuito de verificar as habilidades do sujeito. Essas habilidades são entendidas como a forma de lidar com os problemas. Os processos lógicos utilizados são a dedução, entendida como aptidão para raciocinar do geral para o particular, e a indução, que é o movimento contrário,