Latinização do império romano
É sabido que os romanos quando dominavam outros povos o faziam de uma ma- neira brutal, através de sangrentas guerras. Vamos trabalhar em cima disso para mostrar como ocorreu o processo da latinização, difusão do latim, por todo o Império Romano.
Temos a seguir alguns fatores que facilitaram o processo de expansão da língua e cultura latina, que passaremos a analisar.
Exército Romano
O Império Romano tinha um exército muito bem treinado. Eram guerreiros por excelência. Inicialmente era formado somente por cidadãos romanos, à medida em que a ex- pansão ia ocorrendo eram aceitos em suas fileiras também os latinos e por fim incluiu-se também os provincianos. Era de grande importância servir ao Exército, pois isso dava ao homem o título de cidadão romano. Importante salientar que o exército tinha diversas for—mas de remuneração e vantagens: o soldo, gratificações por conquistas, participação nas pilhagens sobre os vencidos, vinte anos de serviços e ao final deste tempo recebia-se uma gratificação de um ano de salário para que o ex-soldado pudesse se estabelecer, comprar um pedaço de terra, abrir um comércio e, caso resolvesse permanecer na região onde estava baseado por último receberia mais um bônus. Muito provavelmente casar-se-ia com alguma mulher da região, seu filho seria um cidadão romano e poderia no futuro servir em alguma Legião. Desse modo, as Legiões Romanas além de suas funções de proteção e expansão do Império também eram grandes propagadoras da cultura latina.
Frise-se também que a partir do momento em que é autorizada a participação de provincianos, portanto não romanos, nas fileiras do exército romano, o recrutamento era feito por um representante militar que falava latim, deste modo o interessado automática- mente teria que falar latim para se manifestar. A maioria do contingente militar