Latim 1 2
LETRAS
LEILA FRANCIELE GAB
LATIM
LONDRES
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
LEILA FRANCIELE GAB
LATIM
Atividades das aulas 1-2 da Disciplina de Latim do 1 sementre, curso de Letras, Faculdades da Grande Dourados da Unigran, 2014.
Professora Me. Fernanda Ferreira de Souza.
Londres
2014
ATIVIDADE REFERENTE ÀS AULAS 01 E 02
A respeito da origem e formação da língua latina, julgue as alternativas verdadeiras (V) ou falsas (F). No caso de falsa, o erro deverá ser indicado e justificado no espaço pontilhado. (1,0)
a. A estratégica posição de Roma, no coração do Lácio e de toda a península itálica, facilitou a consolidação da cidade como potência emergente, fazendo com que a língua latina se expandisse rapidamente com o status de língua dos dominadores.
( V ) Verdadeira
b. No processo de Romanização, quando o latim entra em contato com idiomas diversos, ele os influenciou e foi por eles influenciado, principalmente no léxico da variedade linguística denominada latim clássico, falada pela classe nobre e culta de Roma.
( F) A variedade linguística era dominada pelo latim vulgar, falada pelo povo.
c. No latim, diferentemente do português, encontramos três gêneros: masculino, feminino e neutro. O gênero de um substantivo pode ser determinado de duas maneiras: pela significação da palavra - gênero natural, ou pela sua terminação - gênero gramatical.
(V) Verdadeira
d. De acordo com a Teoria do "Cacto Deitado", podemos, didaticamente, delimitar quatro fases na evolução da língua latina: na primeira, das origens, falava-se um latim arcaico que perdurou com os anciãos de Roma e morreu junto com eles. Na segunda fase, as diferenças entre as classes sociais delineiam duas normas linguísticas, o Sermo urbanus, a linguagem do estado social mais culto, e o Sermo plebeius, da