Latim
Século XVI foi marcante para a história da Língua portuguesa, foi por meio dela que a cultura avançou por novas terras. Com suas grandes navegações que se estendiam pelos oceanos e colônias. Portugal divulgou-a para povos distantes, mas por conta de crenças instituições sócias, hábitos linguísticos a língua portuguesa perdeu a essência padronizada e dividiu-se em dialeto. Absorveram o idioma em algumas das cidades da África, Etiópia, Pérsia, Índia, colônias nos Sionitas, nos Malaios, nos Maluqueses, Léqueos, e nos Brasis, nas muitas Ilhas do Mar Oceano, e tantas outras partes, não são todas as línguas que possuem o privilegio de ser tao abrangente como a língua portuguesa.
Segundo Leide de Vasconcelos, os dialetos podem ser divididos em tres grandes grupos.
i- continentais, no continente europeu. 1 – interamnense (Entre-Douro-e-Minho) 2- trasmontano (Trás-os-Montes) 3- beirão (Beira- alta e Beira-Baixa) 4- meridional (Sul de Portugal)
O dialeto sofreu alterações regionais, sao chamados de subdialetos.
ii – insulanos, os que são falados nas ilhas europeias. 1- açoriano ( açores ) 2 – madeirense ( Madeira )
iii – Ultramarinos, no ultramar: 1) dialeto brasileiro. 2) indo-português, que compreende: a) dialeto crioulo de Diu; b) dialeto crioulo de Damão; c) dialeto norteio (Bombaim, Beçaim,Caul, etc); d- Portugues de Goa; e) dialeto crioulo de Mangalor; f) dialeto crioulo de Cananor; g) dialeto crioulo Maé; h) dialeto crioulo Cochim; i) Português da costa de Coromandel;
3 – dialeto crioulo de Ceilão; 4 – dialeto crioulo de macau; 5 – malaio-português; a) dialeto crioulo Java; b)dialeto crioulo de Singapura; 6- português de Timor; 7- dialeto crioulo de Cabo verde; 8- dialeto crioulo de Guiné; 9- dialeto crioulo do golfo da Guine; 10 – português das Costas da África; Não é possível afirmar que a Língua Lusitana é única e inerente a um só