laserterapia
DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
Efeitos da laserterapia de baixa intensidade no sistema músculo-esquelético: uma revisão de literatura
patello: a literature revision
Ft. Marcelo Gonçalves de Souza
Ribeirão Preto
2005
Efeitos da laserterapia de baixa intensidade no sistema músculo-esquelético: uma revisão de literatura
Autores: Marcelo Gonçalves de Souza¹ e Cristiane Soncino Silva2
*Trabalho de pós-graduação apresentado ao Curso de Especialização em Fisioterapia Músculo-esquelética da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, com requisito para obtenção do grau de especialização.
1 – Fisioterapeuta graduado pela Universidade de Uberaba - MG e pós-graduando em fisioterapia músculo-esquelética pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP.
2- Fisioterapeuta, Profa convidada para a Disciplina de Medotologia da Pesquisa Científica da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP.
Endereço para correspondência:
Marcelo Gonçalves de Souza
R. Aguinaldo Rodrigues da Cunha, 285
Bairro Olinda – Uberaba – MG.
TEL:(34)3313-7133 – (34) 9192-5540 e-mail: marcelo@exataconsultoria.com.br
PARECER FINAL
DATA:
NOTA:
AVALIADOR: Professora Dra. Cristiane Soncino Silva
RESUMO
O laser é um dos meios físicos que o fisioterapeuta conta para o tratamento de seus pacientes, mas por ser uma tecnologia relativamente nova, ainda se encontra em fase de determinação de seus parâmetros e reais efeitos. O objetivo desta revisão foi analisar os diferentes estudos sobre a laserterapia de baixa intensidade, abordando sua historia, definição, características e mostrar que o laser de baixa intensidade ainda se encontra em fase de determinação parâmetros para determinadas patologias relacionadas ao sistema músculo esquelético e nos processos de cicatrizações. Foram analisados artigos publicados em revistas internacionais e nacionais