laser
Estes dispositivos que são basicamente amplificadores de luz em funcionamento através de emissão estimulada podem ser de vários tipos, dependendo da natureza do meio animado. Podem ser de estado sólido, líquidos, a gás, químicos, semicondutores e de fibra.
Os lasers de estado sólido utilizam meios sólidos, como cristais ou vidros como meio de emissão defótons. Os líquidos utilizam corantes (Rodamina 6G, fluoresceína, cumarina, estilbeno, umbeliferona, tetracena, verde malaquita), em solução líquida fechado em um frasco de vidro. Nos lasers a gás (lasers de hélio e hélio-neônio, os mais comuns), umacorrente elétrica é descarregada através de um gás para produzir luz. Os lasers químicos são alimentados por uma reação química, e pode atingir altas potências em funcionamento contínuo. Já os lasers semicondutores são compostos principalmente de um diodo semicondutor para produzir um feixe de luz. O mais novo tipo de laser é o laser de fibra, que possui como meio ativo a fibra óptica. Aplicações de lasers de fibras incluem processamento de materiais, telecomunicações, espectroscopia, entre outros.
Advertência de segurança para lasers
Considerada uma das mais importantes invenções desenvolvidas durante o século 20, os lasers possuem uma vasta gama de aplicações em diversos segmentos. São utilizados em soldagens, cirurgias, holografia, para fazer cortes de tecidos, em leitores de código de barras no supermercado, impressoras, equipamentos de cirurgia dentária, pesquisa científica, leitores de CD e DVD, uso