Laser na medicina
Introdução
Desde seu surgimento na década de 60 até hoje, o Laser vem evoluindo rapidamente, tornando-se indissociável da Medicina. Utilizado em diversas especialidades, é um instrumento que ajuda na melhoria da qualidade de vida, seja pelo seu poder de cicatrização, que possibilita tratamentos rápidos e eficazes, seja pelo seu uso na destruição de células cancerígenas.
Nas mãos de profissionais especializados, é um recurso que veio em definitivo para corrigir, atenuar e facilitar o exercício da Medicina, revertendo-se em benefício para todos os tipos de pacientes. A evolução do Laser permite o aprimoramento de técnicas que, aliadas ou não aos medicamentos convencionais, trazem novas expectativas tanto para médicos como para a população.
*Conclusao* O aumento do uso do Laser na Medicina é resultado da versatilidade e do constante processo de desenvolvimento e pesquisa. Mas um dos entraves para sua utilização ainda é o preço. Boa parte dos equipamentos é importada e o custo ainda é representativo. Futuramente, o preço tende a baixar e o tratamento deve se tornar acessível a um número cada vez maior de pessoas.
Na contramão desse entrave, no entanto, vêm os benefícios que o Laser apresenta e que são a razão de sua crescente utilização. Entre as principais vantagens, destacam-se: a rápida cicatrização, o caráter antiinflamatório, a recuperação praticamente imediata ao uso, a ausência de dor e de sangramento, as poucas contra-indicações e a facilidade de aplicação, entre outras.
Desenvolvimento
- Os princípios físicos do funcionamento do Laser
Laser é, na verdade, uma sigla em inglês, que significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação)
*Imagem do tubo
*Imagem do circuito excitador do laser
O Laser é uma luz monocromática, colimada e coerente, ou seja, luz da mesma cor, em feixe concentrado e em fase. No feixe todas as partículas de luz possuem