Larigite
546 palavras
3 páginas
Laringite Aguda> Definição:
A laringe é uma curta estrutura cilíndrica, localizada abaixo da faringe e logo acima da traquéia, responsável por abrigar as cordas vocais. A laringe fica atrás da saliência cartilaginosa do pescoço, é conhecida como pomo-de-adão.
Durante o ato de engolir, o acesso à laringe se fecha, impedindo que alimentos cheguem às cordas vocais e à traquéia. O fechamento da laringe garante que os alimentos sigam o caminho correto em direção ao esôfago. Pela laringe não passam alimentos, somente o ar inspirado e expirado. As cordas vocais ficam na laringe e, além de permitirem a passagem de ar em direção à traquéia, podem vibrar com a passagem de ar vindo dos pulmões na direção contrária, permitindo-nos emitir sons e fala.
A laringe, portante tem três funções principais: Canalizar o ar respirado em direção às cordas vocais e à traquéia; Agir como válvula, fechando a traquéia quando você engole, impedindo que alimentos ou líquidos entrem nas suas vias respiratórias; Permitir a emissão de sons através da vibração das cordas vocais com a passagem de ar vindo dos pulmões.
Quando a laringe inflama, dizemos que o paciente tem laringite. Esta é uma doença inflamatória da laringe, predominantemente nas cordas vocais. Acomete pessoas de todas as idades. A laringite provoca uma redução na capacidade das cordas vocais vibrarem, está geralmente associada à rouquidão ou perda da voz.
> Causas:
A maioria das laringites são agudas e autoeliminadas, com duração menor que três semanas.
Entre as causas da laringite, estão as infecções virais (que é a mais comum) que acometem as vias aéreas superiores, infecções bacterianas (podendo ser aguda ou crônica), fungos, protozoários, inflamação devido ao uso intenso das cordas vocais, tosse excessiva, fumo e consumo de álcool. Um quadro de laringite pode vir acompanhado de outas infecções, como gripe, resfriado, faringite ou sinusite. Crises de alergia que acometem as vias aéreas também podem provocar