conceitos
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO/1
NOME: Bianca Albertina Giovanaz
PROFESSOR:Paulo Rafael Brum Pedroso
TRABALHO TEÓRICO SOBRE OS CONCEITOS BÁSICO DE RECREAÇÃO
RECREAÇÃO:
Para Toseti apud Gonçalves (1997) A recreação é muito importante para o ser humano não só para a criança. Todos nos precisamos dos nossos momentos de lazer. A palavra recreação vem do latim, recreare, cujo significado é recrear. Portanto as atividades recreativas devem ser espontâneas, criativas e que nos traga prazer. Devem ser praticadas de maneira espontânea, diminuindo as tensões e preocupações.
LAZER:
O sociólogo francês DUMAZEDIER, Jofre (1976), caracterizou lazer como “ um conjunto de ocupações às qua1s o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais."
JOGO:
Johan Huizinga (1938) apresenta o jogo como “ um fenômeno fundamental da cultura, que se encontra presente na linguagem, no direito, na guerra, na ciência, na poesia, na filosofia e nas artes. O jogo como atividade lúdica seria, inclusive, anterior à cultura, pois também “os animais brincam tal como os homens” .
BRINCADEIRA:
Para Barreto (1998),” brincadeira é a atividade lúdica livre, separada, incerta, improdutiva, governada por regras e caracterizada pelo faz de conta. É uma atividade bastante consciente mas fora da vida rotineira e não séria, que absorve a pessoa intensamente. Ela se processa dentro de seus próprios limites de tempo e espaço de acordo com regras fixas e de um modo ordenado.”
ENTRETENIMENTO:
Para o teórico francês Guy Debord o conceito que está ligado ao de entretenimento seria o de “ sociedade do espetáculo” que unifica e explica uma grande