laparotomia
O enfermeiro é o profissional que coordena e gerencia todo o processo de assistência a ser desenvolvido em relação ao paciente e tudo o que o envolve no contexto da instituição hospitalar. O paciente e suas especificidades, suas necessidades, sua alta ou recuperação, constituem a principal razão da assistência de enfermagem, a qual deve, portanto, ser realizada eficientemente, com comprometimento de quem a desenvolve, garantindo qualidade do cuidado prestado e, principalmente, a satisfação do paciente e seus familiares.
Com as mudanças na prestação de serviços e no padrão de comportamento da sociedade, o cidadão comum passa a exigir qualidade ao consumir serviços e produtos, deixando de agir de forma passiva e condescendente. Ao profissional de enfermagem é solicitada uma atitude auto-avaliativa, de reflexão acerca de seu comportamento diante dos desafios que a prática diária os impõe, o que tende a promover uma mudança de seus paradigmas e, possivelmente, evolução da profissão.
Estratégias que estimulam o despertar da motivação nos membros da equipe de enfermagem devem ser estudadas e implementadas de modo a gerar um círculo virtuoso, que se ajusta à satisfação / recuperação do paciente. O empenho de todos os membros da equipe pode desencadear todo um processo determinante da qualidade da assistência.
Entre as capacidades requeridas para o gestor estão o “compartilhar visão, missão, objetivos, metas, estruturas, tecnologias e estratégias”, além de ter iniciativa, comprometimento, atitude sinérgica e ousadia.
Liderança na enfermagem
A prática da liderança em enfermagem não difere na essência de outras áreas. A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana principalmente nas organizações que são subdivididas em departamentos. Onde administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, e ter principalmente a capacidade de resolução de problemas e