Lançamentos contabeis
Adriana dos Santos Almeida RA: 195.801
Keyla Dayna Alencar Ramos RA: 193.591
Fabrício Secco Cagliari RA: 253.966
Marian El-Kadri RA: 201.324
Desafio.
Utilize livremente a internet e faça o levantamento de pelo menos duas empresas e de suas demonstrações financeiras publicadas. Analise o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração do Fluxo de Caixa, e identifique:
Foram utilizados os demonstrativos financeiros das seguintes empresas:
- Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar (demonstrações financeiras padronizadas, data base 31/12/2009, legislação societária).
- Neoenergia S/A. (demonstrações financeiras padronizadas, data base 31/12/2009, legislação societária).
- Votorantim Participações S/A. (demonstrações financeiras consolidadas em 31 de dezembro de 2009 e de 2008 e parecer dos auditores independentes).
Tendo por base, como justificativa para a revisão da parte contábil da Lei n.º 6.404/76 das sociedades por ações: a) Surgimento de uma nova realidade econômica no Brasil, bem diferente daquela existente em 1976, quando a Lei n.º 6.404/76 foi editada. b) Processo de globalização das economias, de abertura de capitais, com expressivo fluxo de capitais ingressando no país e com as empresas brasileiras captando recursos no exterior. Sendo os objetivos inicialmente apontados, e que permaneceram praticamente inalterados em toda a tramitação do PL 3.741/00, podem ser assim resumidos: a) Adequar à parte contábil da Lei de forma que se proporcione maior transparência e qualidade ás informações contábeis. b) Convergir a Lei com as melhores práticas contábeis internacionais (IASB) International Accounting Standards Board. c) Eliminar ou diminuir as dificuldades de interpretação e de aceitação das nossas informações contábeis.