lançamento horizontal - conclusão e critica
Com a realização desta atividade experimental concluímos que para projetar um escorrega, para um aquaparque, de modo a que os utilizadores possam cair em segurança numa determinada zona é necessário ter conhecimento sobre a trajetória dos utilizadores (características do movimento dos corpos lançados horizontalmente).
Os corpos são lançados horizontalmente e é necessário saber que este lançamento é constituído por duas componentes: o movimento horizontal e vertical (a velocidade difere entre estas duas componentes).
Referimos que os corpos do aquaparque eram lançados horizontalmente, o que significa que o corpo parte de uma plano horizontal, com velocidade inicial apenas no eixo dos x (perpendicular à força gravitica).
A única força aplicada é a força gravítica, pelo que o alcance do corpo apenas varia devido à velocidade inicial (), por outras palavras, a força gravitica exerce uma aceleração vertical e na horizontal não atual nenhuma força.
O movimento vertical (altura dada por ou ) é uniformemente acelerado e não possui velocidade inicial (), enquanto que a horizontal (alcance dado por ou ) é um movimento uniforme e a velocidade é constante (), podemos utilizar as leis dos movimentos, equações já referidas, para conhecer o ponto exato onde os corpos caem.
Nos referimos que todavia existe uma discrepância entre e , isto deve-se a que corresponde ao valor teórico enquanto que ao valor experimental e como referido na crítica existem alguns motivos que podem provocar esta discrepância pois o valor experimental encontra-se associado a certos erros, como a má calibração do equipamento, a falta de rigor aos pontos designados por 1, 2 e 3 (pontos onde o corpo é largado) que alteram a velocidade inicial, etc. (consultar a crítica).
Concluímos que existe uma relação entre a altura em que o corpo é largado, a velocidade inicial que este adquire e o alcance do mesmo, ou seja quanto maior a velocidade inicial, maior será o alcance () e quanto maior a