Lançamento de projecteis
Rede hidrográfica, sistema hidrográfico ou rede de drenagem designa os sistemas naturais ou artificiais capazes de drenar água superficial, em geral proveniente das chuvas.
Uma rede hidrográfica é formada pelo rio principal e pelos rios, ribeiros e riachos tributários (afluentes e subafluentes).
Pode-se distinguir dois tipos importantes de redes de drenagem: as redes artificiais, construídas nas cidades pelo ser humano, e as redes naturais, compostas pelos rios e lagos.
As redes hidrográficas artificiais são, por exemplo as redes das casas (calhas e encanamentos) e rede das ruas, a partir das sarjetas até chegar ao corpo da água mais próximo
A rede natural é o padrão formado pelas linha de água (rios) e lagos numa determinada bacia hidrográfica. As redes são condicionadas pela topografia/declive, clima e litologia.
Tipos de redes hidrográfica: * Dendrítica – os ângulos de confluência são variáveis, mas geralmente reduzidos assemelhando-se aos ramos de uma árvore (predominante em Portugal) * Rectangular – os ângulos de confluência rectos, ocorrendo geralmente em rochas duras. * Radial – quando os rios correm em direções opostas a partir de um ponto central elevado (situação de um cone vulcânico ou dobra hipertensa) * Centrípetas – os rios correm todos para um ponto central onde a água fica acumulada (situação das lagoas) * Paralelas – as linhas de água são paralelas e o ângulo de confluência é muito reduzido (ocorre em regiões com um elevado declive) * Treliça – alguns rios correm paralelamente porque alterna entre camadas de rocha dura e branda, correndo ao longo da rocha mais branda onde se juntam pequenos tributários que se juntam a eles em ângulos retos. Por vezes podem atravessar as camadas duras perpendicularmente. * Anelar – estão dispostos em anéis em torno de um ponto mais alto * Irregular – não existe um sistema de drenagem racional nem consistente dos rios e lagos, parecendo uma mistura de vários