Lançador automático de bolinhas para cães
Este trabalho visa descrever o projeto inicial de um lançador automático de bolinha para cães. A ideia do equipamento é possibilitar ao cão a prática da brincadeira de “pegar a bolinha” sem o auxílio de uma pessoa para lançar a mesma. Para tal, o sistema deve ter a operação mais simples possível para que permita ao cão operá-lo com um adestramento simples. A finalidade do equipamento é realizar o lançamento de uma bolinha numa dada direção para que o cão possa busca-la. Entretanto, o cão deve ser capaz de operar o sistema sozinho, sem qualquer tipo de ajuda. Assim, a única tarefa que caberá ao cão é a recarga da bolinha na máquina, ou seja, colocar a bolinha no recipiente correto do equipamento, aguardar o lançamento, buscar a bolinha e reabastecer a máquina para repetir o ciclo.
Desta forma, o único adestramento necessário ao cão é o de deposição da bolinha no compartimento correto.
Funcionamento do sistema O sistema funciona em 4 etapas, de forma relativamente simples:
Etapa 1: o cão coloca a bolinha no compartimento de recarga do equipamento e esta escorrega por uma tubulação (que permite a passagem de uma única bolinha por vez) até uma plataforma de elevação,
Etapa 2: a plataforma eleva a bolinha até um braço que a segura,
Etapa 3: o braço gira e solta a bolinha na plataforma de lançamento,
Etapa 4: um pistão atinge a bolinha lançando-a para longe do equipamento. Um esquema ilustrativo com as quatro etapas se encontra no Anexo 1.
Funcionamento automático do sistema
O sistema é de acionamento indireto, composto por quatro linhas de pressão e quatro atuadores, um cilindro de ação simples que movimenta a plataforma de elevação, um cilindro giratório com ventosa com vácuo para a movimentação da bolinha de uma plataforma à outra e um cilindro de ação dupla para executar o lançamento da bolinha.
O ciclo se inicia com a Linha I ativada, quando a bolinha chega na base da plataforma de elevação, pressionando a tecla