Relat Rio 4 Eletr Nica
Escola de Engenharia
Departamento de Engenharia Eletrônica
Relatório da prática4
Amplificadores operacionais (OpAmp)
Aluno: Fabrício Henrique Falcão Diniz
Matrícula: 2011017127
Disciplina: Eletrônica – ELT 054
Turma: D4
Professor: Evandro Araújo 1 – Introdução A fim de se estudar o funcionamento de amplificadores operacionais como comparadores, inversores ou não inversores, três simulações foram realizadas no programa LTspice em circuitos diferentes. Os procedimentos foram realizados de acordo com o roteiro de pratica fornecido. 2 – Resultados 2.1.1 – Simulação 1a
O circuito foi editado conforme a Figura 1. Os modelos e valores para os componentes foram definidos para:
Amplificador operacional: “universal OpAmp 2”,
Vi: fonte senoidal (2 V pico, f = 1 kHz),
Tempo de simulação: 5 ciclos As formas de onda da tensão na entrada inversora e na saída são mostradas na Figura 2. Através destas, pode se ver que quando a entrada inversora, tem a tensão da fonte senoidal, variável e com pico de 2 V, em valores positivos, a saída tem tensão negativa e constante de 12 V, representando um ganho de 6 vezes.
2.1.2 – Simulação 1b
No circuito anterior, a entrada do comparador foi alterada e incluiu-se um ruído de alta frequência (Vr), de acordo com a Figura 3. As definições para Vr foram:tensão de pico = 3,0 V e frequência = 10kHz. Os demais componentes foram mantidos de acordo com a “Simulação 1b”.
As formas de onda da tensão na entrada inversora e na saída são mostradas naFigura 4. Nesta ocasião pode-se perceber que a tensão na saída apresenta uma oscilação entre os valores de pico (-12 V e + 12 V) quase instantânea, instantes antes de se estabilizar em um dado pico.
2.1.3 – Simulação 1c
Novamente o circuito foi modificado na entrada do comparador, de acordo com a Figura 5. R1 e R2 introduzem uma parcela de realimentação positiva na entrada do inversor.
As formas de onda da tensão na entrada