Carca A De Autom Vel Formatado 1
Autores:
Fabrício Henrique Falcão Diniz
Gabriel Cardoso Limirio
Igor Teixeira Córdova
João Marcos Gomes Vieira
Luiz Otávio Mendes Duarte
Marco Aurélio Gonçalves Medeiros
1 Introdução
Este relatório descreve as características e funções da carroceria de um automóvel.
2 Forma
A carroceria, como um todo, não possui simetria, cada modelo de automóvel possui uma carroceria diferente. ”Por regra, é constituída pelo cofre do motor, habitáculo dos passageiros e porta-malas.” [1] Na figura abaixo podemos observar um exemplo de carroceria de automóvel, e nela podemos ver essas três divisões citadas.
Figura 1 - Carroceria de automóvel [2]
3 Desempenho ideal
Este componente deve sofrer deformação no cofre do motor e no porta-malas a fim de absorver impactos mecânicos e deve ser o mais resistente o possível no habitáculo para garantir a segurança dos passageiros. Deve possuir aerodinâmica adequada para reduzir a resistência do ar. Ele também deve suportar os esforços exercidos pelos demais componentes e cargas, mas procurando ser sempre o mais leve o possível.
4 Propriedades mecânicas que influenciam no desempenho
Resiliência
Resistência ao cisalhamento
Resistencia ao desgaste
Resistência à fadiga
Resistencia à torção
Rigidez
Tenacidade
5 Propriedades físicas que influenciam no desempenho
Densidade
6 Discussão
A carroceria de um automóvel é um componente complexo e que deve desempenhar diversas funções e, por isso, devemos analisar suas três partes (cofre do motor, habitáculo e porta-malas) individualmente.
O cofre do motor e o porta-malas devem possuir uma elevada tenacidade para garantir a maior absorção de impacto possível para proteger os passageiros.
Já a cabine deve ser feita com um material o mais rígido o possível para evitar deformações, impedindo que os passageiros sejam prensados. [3]
O componente, como um todo, deve ser feito com um material que tenha uma alta resistência ao cisalhamento e à torção a fim de