Lampadas Halogenas
Lâmpadas Halógenas
Também são consideradas lâmpadas incandescentes, mas por possuírem halogêneo (bromo ou iodo) em sua constituição, são chamadas de lâmpadas halógenas. As lâmpadas halógenas vieram para dar mais brilho e teatralidade na iluminação, com ela podemos criar cenários diferentes, de acordo com nosso humor, a decoração e o clima. Lâmpadas halógenas têm o mesmo principio das lâmpadas incandescentes, porém, são mais elaboradas, tem uma luz mais brilhante, eficiência energética, maior vida útil (variando entre 2000 e 4000 horas), menores dimensões e proporcionam vários efeitos de iluminação. Tem o IRC (Índice de Reprodução de Cor) de 100%, significa uma luz mais real, com a luz que obtemos com o sol. Com essa finalidade fica mais fácil identificar as cores reais de quadros, pinturas de paredes, roupas e objetos,
Essas lâmpadas tem maior uso nos embutido para gesso, spots e luminárias de mesa. Alguns modelos estão disponíveis em diferentes cores.
Elas são divididas em 2 grupos: para serem utilizadas em tensão de rede 110v ou 220v – consideradas de baixa eficiência, mas superiores às lâmpadas incandescentes comuns; e para serem utilizadas em redes de baixa tensão – 12v (obrigatório o uso de transformador), apresentando alta eficiência.
Lâmpadas do primeiro grupo – tensão de rede 110v ou 220v
Halógena Palito ou Lapiseira
Halógena haloPAR (20,30 e 38)
Halógena Halopin
Halógena Bipino
Lâmpadas do segundo grupo – baixa tensão de rede (12v)
Halógena Dicróica e Mini Dicróica
Halógena PAR 16 ou Gz 10
Halógena AR (48,70 e 111)
Abaixo uma lista de algumas lâmpadas halógenas, sua nomenclatura, potência e finalidade de uso.
Dicróica: