cpc pme
Com o objetivo de viabilizar a adequação das pequenas e médias empresas ao IFRS, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis através do Pronunciamento Técnico PME define a forma destas empresas adequarem sua contabilidade a nova legislação. A viabilidade da adequação ocorre através da simplificação das demonstrações contábeis, considerando a estrutura das pequenas e médias empresas. Confira neste artigo um resumo da CPC PME e das principais exigências na Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas.
CPC PME: Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas
Formas de simplificação:
As formas de simplificação foram: limitando as políticas contábeis, excluindo tópicos considerados irrelevantes para as PMEs, simplificando os princípios para reconhecimento e mensuração e reduzindo significativamente o número de divulgações.
Benefícios:
Acesso a financiamentos, melhora da qualidade das demonstrações contábeis, bem como a comparabilidade e todos os benefícios aos usuários da informação contábil.
Principais definições referentes ao ativo imobilizado:
• Ativo imobilizado: bem mantido para uso no fornecimento de bens ou serviços, para aluguel ou fins administrativos, a ser utilizado por um período superior a um ano.
• Adoção inicial: as PMEs podem registrar na adoção inicial o valor dos seus ativos imobilizados pelo seu valor justo, desde que possa ser mensurado de forma confiável, sem custos ou esforços excessivos, do contrário, deverá ser considerado o seu valor de custo histórico.
• Método de depreciação: o ativo deve ser depreciado de acordo com a sua vida útil.
• Teste de impairment: O teste de impairment serve para verificar a existência de ativos desvalorizados, considerando que um ativo está desvalorizado quando seu valor contábil excede seu valor recuperável. Valor recuperável é o maior valor entre o valor líquido de venda e o valor em uso.
• Ativos intangíveis: Devem ser observadas as novas definições para