Lampadas halógenas
Incandescentes halógenas
A lâmpada halógena possui um halogênio (normalmente iodo) no interior do bulbo. Com a ajuda do bulbo de quartzo, que suporta elevadas temperaturas evitando assim a condensação, o tungstênio evaporado combina-se com o halogênio.
Resumindo...
Halogênio no interior do bulbo (iodo)
Bulbos de quartzo
Vida útil ( 2000 h )
Refletor multifacetado coberto com uma película dicróica (65% infravermelho para trás)
Tensão de operação 12 Volts
lâmpadas halógenas produzem um tipo de luz mais direcionada. Muitas possuem variedade no ângulo do facho de luz, possibilitando destacar um objeto ou detalhe do ambiente. Elas usam menos energia que as incandescentes, mas também esquentam e não são indicadas para iluminação geral de ambientes.
Pelo fato de o invólucro ficar tão próximo ao filamento, ele derreteria se fosse feito de vidro. Além disso, agora é possível esquentar mais o filamento, o que significa que temos mais luz por unidade de energia. De qualquer forma, ainda conseguimos bastante calor; e pelo fato de o invólucro de quartzo estar tão próximo do filamento, fica extremamante quente se comparado a uma lâmpada normal.
Tipos:
Dicroica – espelhada , brilhante , concentrada – dois tipos de base, um cm transformado outro q liga diretamente – fins decorativos
Palito – necessidade de iluminação ampla – museu, estacionamentos, estúdios fotográficos
PAR – destacar objetos e espaços, cores distintas
AR – iluminação de media e longa distancia, necessidade de transformador – halls de prédios, residências, museus
Capsula – iluminação decorativa e de destaque, iluminarias de pequeno porte – vitrines – transformador
Luxpin – criada pra ser substituta
Duplo envelope – luz mais brilhante e de longo alcance – ambientes amplos
Lâmpada halogena – componente químico diferente , filamento suporta temperaturas mais elevadas obtendo-se maior eficiência luminosa halógenas possuem luz brilhante, que possibilita realçar as cores e objetos com eficiência