lampada em serie
Use um resistor de 100 Ohms e 5 Watts para evitar estouros.
01 - Meça o fusível de AC. Medindo resistência nos pinos do cabo AC, deverá haver uma resistência baixa e próxima de 1 Ohm. Se não der resistência, veja se o cabo e o fusível estão inteiros. Se estiverem vá direto ao fusível térmico que fica entre dois pinos do trafo. Basta fazer um “jump" entre esses dois pinos e testar a resistência no cabo AC novamente. 02 - Se tudo na entrada estiver correto, então meça os 4 fusitores da placa do transformador, ( PR001, PR002, PR005, PR006 ). Uma dica é, para medir se os fusitores estão inteiros sem retirar o trafo do lugar basta medir a resistência no conector WH101, na placa lateral. Devera ter uma resistência bem baixa, menor que 1 Ohm em relação ao terra. Observe que dois desses terminais do conector não dão em relação ao terra porque são do filamento do display. 03 - Meça agora os 2 fusitores da placa lateral (PR201 e PR202).
04 - Meca os Mos-Fets 2SK2723 (Q219 e Q220). Em alguns aparelhos são usados outros códigos. O substituto universal para eles e o BUK444-500. O defeito mais comum nesses Fets e entrarem em curto. Com o multímetro na escala X-1, com a ponta preta no terminal central, não deverá apresentar resistência baixa.
Algo acima de 1K estará normal, o importante e não haver curto entre o D e o S. Fora do circuito e fácil disparar o Gate desses Fets, colocando a ponta vermelha do multímetro no S, a ponta preta no D e, sem tirar a ponta preta do D, dar um toque no G. Assim teremos certeza que o Fet está bom. 05 - Meça os transistores de saída. O único defeito que dão é estarem em curto. Colocando as pontas de prova do multímetro entre o coletor e o emissor é fácil de constatar. 06 - Meça os diodos de polarização que ficam entre as bases dos transistores de saída. Meça também os resistores de ( 0,15 Ohms por 2 Watts ), que ficam nos