lalala
• Local: São Paulo
• Número de participante: 3 ou mais
• Espaço: Ar livre, recreio ou rua
Desenvolvimento:
• Fonte - NAVARRO, Maria Alice Magalhães - Aproveitamento dos jogos folclórico na educação física, 1985.
No que consiste
Os anticoncepcionais são amplamente utilizados por uma grande quantidade de mulheres como forma de prevenir a gravidez e também os sintomas da TPM, acne, endometriose, cólica e síndrome dos ovários policísticos. Versatilidade, praticidade e alta eficácia são os principais fatores que levam as mulheres, orientadas por seus médicos, a optarem por eles.
Geralmente em forma de pílulas, estas possuem derivados sintéticos de hormônios que impedem a ação do LH e FSH, inibindo o amadurecimento dos óvulos e, consequentemente, a ovulação.
Como utilizar
Segundo Janaína, a cartela com 28 comprimidos exatamente iguais tem a finalidade de suspender a menstruação da paciente e é usada continuamente. Há também a cartela com 28 comprimidos sendo 24 iguais e quatro placebos, usados para pausar a dosagem de hormônios por esses dias. Já a cartela com 21 comprimidos servirá para dar espaço aos sete dias de interrupção para menstruação e controlará os dias exatos de sangramento.
21 dias:Inicie a cartela no primeiro dia da menstruação. Você deve tomar um comprimido a cada um dos 21 dias. Pause sete dias e recomece a outra cartela no oitavo dia, independente de ter menstruado ou não no intervalo.
28 dias:Inicie também no primeiro dia de sangramento. Continue com um comprimido por dia durante 28 dias e, ao terminar a cartela, emende com a outra sem nenhuma pausa.
Horário:Tome sempre na mesma hora, já que quanto maior o intervalo entre as pílulas, maior a chance de ocorrer o chamado “spot”, um pequeno sangramento durante o uso da pílula.
Quando surgiu
No dia 18 de agosto de 1960 foi lançado o contraceptivo oral Enovid-10 nos Estados Unidos.
O auge da pílula anticoncepcional veio a seguir, com Woodstock e