lalala
Em seus livro e folhetos, podia notar-se o quanto ele queria viver uma vida simples, próxima aos campos e a flora. Vontade essa pela qual ele morreu lutando, fugindo de sua família e de uma vida abastada para viver como um camponês comum.
Acompanhado de sua filha e de um criado, embarcou em um trem em seguindo em direção ao no dia 31 de outubro 1910. Mesmo com condições optou por fazer o percurso no vagão da terceira classe, onde teve sua saúde debilitada. Tolstoi tinha 82 anos, quando decidiu colocar em pratica a vida utópica na qual ele idealizou em seus romances e ideias. Porem ele teve sua peregrinação interrompida por uma pneumonia que o acometeu em um vagão do trem. O frio, a fumaça e as péssimas condições de higiene do vagão, foi o suficiente para deixar um homem de oito décadas com um estado crítico de saúde, o fazendo ser obrigado a descer na cidade de Astapovo. A notícia se espalhou por toda Europa recebendo constantes visitas e telegramas, morrendo em 20 de novembro de 1910. Ele sonhava em deixar a sociedade para viver um tipo de liberdade, para ter a vida simples para um período de contemplação solitária, influenciando gerações com suas ideias naturistas.
“A felicidade é estar com a natureza, ver a natureza e conversar com ela.”- Tolstoi em os Cossacos.
Mesmo não tendo seu sonho concretizado, Tolstoi influenciou e atraiu admiração, pela sua abdicação e desapego das coisas materiais. Influenciado por filósofos como Thoreau, ele sonhava em deixar a sociedade para viver em liberdade, ter uma vida simples como alicerce de sua habitação, para um período de contemplação solitária. Renegando o vazio e individualismo da sociedade consumista e materialista que o rodeava e continua a nos rodear também.
"Há quem