Lala
"...a chamada obra de Aristóteles. E dizemos intencionalmente a chamada obra porque é impossível admitir que uma tão grande soma de conhecimentos, de reflexões, de observações e experiências, de trabalhos científicos e monográficos, pudesse ser realizada por um só homem cuja vida não foi além dos sessenta e dois anos. Esse trabalho só poderia ser realizado por vários, embora vigorosamente animado e dirigido por um."
A obra literária de Aristóteles pode repartir-se em duas classes: as esotéricas, escritas para o público em geral, e as acromáticas, escritas para um círculo limitado composto por todos aqueles que estivessem familiarizados com o pensamento da escola de Aristóteles. Estão nesta última classe os Diálogos, dos quais os mais conhecidos são Eudemo, três livros Sobre a Filosofia, quatro livros Sobre a Justiça, e ainda os tratados, não sob a forma de diálogos, e infelizmente perdidos,Sobre o Bem e Sobre as Ideias. Podem ainda referir-se nesta categoria, Poemas, Cartas, Orações, Apologia havendo dúvidas quanto à sua efectiva autoria.
À classe dos escritos acroamáticos, pertencem todos os outros trabalhos, alguns dos quais que se perderam, nomeadamente alguns tratados de anatomia e uma colectânea das diferentes constituições políticas dos estados gregos, tendo, no entanto, uma parte deste, que descreve a constituição de Atenas, sido descoberto num papiro egípcio publicado em 1891.
Os restantes trabalhos, cujos títulos se apresentam em latim, podem dividir-se em:
Tratados de Lógica: Categorias
De Interpretatione
Analytica Priora, 2 livros
Analytica Posteriora, 2 livros
Topica, 8 livros
De Sophisticis Elenchis |
· Tratados metafísicos
Metaphysica, inicialmente intitulado por Aristóteles de Prote Philosophia (Primeira Filosofia), constituída por 14 livros.
· Tratados de Física: Physica, 8 livros
De Coelo, 4 livros
Meteorologica, 4 livro |
· Tratados de Biologia e Zoologia: Historiae animalium, 9