Lala
As teorias influenciam a prática, servindo como guia para as decisões da administração, como enxergamos as pessoas, as organizações e o meio onde estas estão inseridas
Condições Geradoras do Pensamento Administrativo
O surgimento da administração está estreitamente relacionado com o processo de consolidação do capitalismo. O inicio da revolução industrial, marca do declínio do feudalismo é caracterizado por mudanças substanciais, como :
Limites ao poder do monarca absoluto e surgimento de idéias liberais. Fortalecimento de atividades comerciais e surgimento das cidades. Surgimento do poder das máquinas e criação da indústria.
Especialização do trabalho e formação dos núcleos de mestres artesãos e aprendizes.
Centralização do poder, recursos e influências nas mãos dos mestres-artesãos e concentração das indústrias manufatureiras, formando, assim, a burguesia.
Substituição do sistema de trabalho do artesão pelo assalariado. Adam Smith na obra A riqueza das nações, destaca o principio de divisão do trabalho e sua importância para o desenvolvimento eficiente do capitalismo. A divisão do trabalho refere-se á segmentação desse ultimo em pequenas e repetitivas tarefas. Smith conclui que a divisão e a especialização do trabalho aumentam a produtividade, porque possibilitam a melhoria das capacidades de cada trabalhador em desempenhar seu trabalho, a economia de tempo que geralmente se desperdiça na troca das tarefas e a criação de condições tecnológicas e inovadoras que possibilitam economias ao uso de mão- de- obra.
Entre os pensadores que mais marcaram o pensamento critico ao capitalismo foi Karl Marx, que procurou esclarecer os conflitos típicos da sociedade de classes especialmente aquelas que caracterizavam esse período histórico, destacando, entre as fontes principais de tais conflitos, a separação do produtor dos meios de produção, bem com a infiltração da lógica de mercado do ou monetária em todas as relações