LAJES
Estrutura plana e horizontal de pedra ou concreto, apoiada em vigas e pilares, que divide os pavimentos da construção.
As lajes aumentam o valor, o conforto e a segurança de sua casa.
As mais comuns são as de concreto armado, executadas no local, ou as pré-moldadas de concreto, compostas de vigotas “T” ou vigotas treliçadas e lajotas (tavelas).
As lajes pré-moldadas são as mais econômicas e mais simples de executar.
O índice de isolamento: As lajes são estruturas destinadas e serviram de cobertura, forro ou piso para uma edificação.
Feitas de concreto armado, elas podem ser pré-moldadas ou concretadas no próprio local. Lajes maciças
A laje maciça, ou moldada em bloco, é totalmente construída na obra a partir de uma fôrma, normalmente de madeira, na qual é despejado o concreto. Antes, é montada a armadura de vergalhões metálicos que dá mais resistência ao sistema. Após a secagem do concreto, está pronta a laje.
Lajes pré-moldadas
As pré-moldadas ou pré-fabricadas são as lajes que já chegam prontas ou semi-prontas na obra. São compostas por placas ou painéis de concreto preenchidos com materiais diversos a fim de formar um conjunto resistente
Lajes Protendidas
A pretensão é uma tecnologia que pode ser adotada sempre que for necessário ter vãos maiores com menos vigas e laje com maior capacidade de carga. Executada com cordoalhas engraxadas e plastificadas, a laje protendida é bastante utilizada em hospitais, prédios comerciais e residenciais.
Este tipo de laje deve ter concreto com, no mínimo, 25 MPa de resistência e é indicado para vãos grandes, entre 5 m e 15 m de distância entre os pilares. Os cabos devem ser posicionados na laje a ser concretada, conforme o projeto. Depois de lançar o concreto, a pretensão dos cabos é feita com um macaco hidráulico após três ou quatro dias. A seguir, conheça uma planta de laje nervurada protendida de um edifício comercial.
Referência bibliográfica