lajes
Segundo Montoja são consideradas lajes cogumelo as lajes contínuas apoiadas em pilares ou suportes de concreto, ou seja, sem vigas. Podem ser apoiadas diretamente nos pilares (LAJES LISAS) ou sobre capitéis
(LAJES COGUMELO).
As lajes podem ser maciças ou leves (nervuradas). Seu cálculo é realizado determinando os esforços desenvolvidos elasticamente. A influência das condições de suporte (capitéis ou engrossamento das lajes) é considerado com expressões e procedimentos empíricos baseados no comportamento real destas estruturas.
Tais regras e critérios pressupõem algumas limitações no campo de aplicação. Nos casos em que a estrutura sai do padrão retangular ou quadrado deverá realizar-se uma análise mais detalhada, por exemplo, com programas computacionais. Capitel é um alargamento da cabeça do pilar na região de contato com a laje, existem diferentes tipos de capitéis, eles foram usados desde a antiguidade (Grécia, Roma, etc). Atualmente não são muito comuns principalmente pelas suas dificuldades construtivas.
Podem ser usados engrossamentos das lajes na zona de suporte para reduzir o efeito de punção.
Normalmente, chama-se de quadros às regiões quadradas ou retangulares definidas pelas linhas que unem os eixos dos quatro pilares contíguos. Existindo assim, quadros internos e quadros externos em função de sua localização. Definem-se como bandas a cada uma das faixas ideais, paralelas à direção do vão considerado em que se supõe dividido um quadro ou fila de quadros.
Segundo o ACI-318, considera-se banda central, a metade central do quadro ou fila de quadros. Como exceção, nos quadros cujas dimensões sejam a/b >4/3, a banda central na direção do lado menor b, terá uma largura de a-0.5*b
Denomina-se banda lateral àquela situada lateralmente nos quadros, sua largura é definida como ¼ do vão perpendicular à faixa.
Denomina-se banda de suporte àquela formada por duas bandas laterais contíguas situadas a ambos os lados