Bhopal - o pior desastre quimico da historia
Na madrugada entre 2 e 3 de dezembro de 1984, 40 toneladas de gases letais vazaram da fábrica de agrotóxicos da Union Carbide Corporation, em Bhopal, Indía.
Um gás toxico escapou de um tanque durante operações de rotina. Mais de 20 mil pessoas morreram, hoje bem mais de 150.000 sobreviventes possuem doenças crônicas.
O acidente de Bhopal foi causado por uma série de erros humanos na projeção de equipamentos de segurança, manuseio e manutenção incorretos dos equipamentos da fábrica. Muitos equipamentos de segurança, por exemplo, encontravam-se inativos.
Houve um entupimento de parte do encanamento com a sujeira que vinha da água usada para lavagem. Essa água fez o fluxo reverso e se infiltrou no maior sistema de tubos da fábrica. A água que era usada para lavagem dos tubos se dispersou em praticamente todo o sistema de tubulação da fábrica, sem a existência de qualquer técnica para seu isolamento.
A válvula que se conectava aos principais tanques da fábrica estava com vazamento, permitindo a entrada de água nos compartimentos com isocianato de metila. A água em contato com esse agente provoca uma reação que ocasiona uma alta liberação de gases tóxicos. E com essa reação violenta os gases tóxicos foram levados por correntes de ar para a cidade de Bhopal.
Falhas na projeção correta:
Planta industrial instalada num local com alta densidade populacional;
Trabalhadores pouco qualificados;
Falta de adequação ao excesso de armazenamento do isocianato de Metila;
Os procedimentos de atendimentos emergenciais na região em torno da fábrica eram precários;
Peças importantes como o resfriador e o purificador de gases estavam fora de funcionamento.
As Consequências:
Mais de 8 mil pessoas morreram dormindo, outros 20 mil habitantes faleceram a longo prazo. Muitas pessoas morreram com a sensação de afogamento, pois quantidades elevadas de sangue ocuparam o pulmão.
É uma substância altamente tóxica, estando entre as 20