LaEle
Tomando como base o princípio religioso pelo qual fui educado, a família trata-se de uma instituição criada por Deus a qual é composta por pai, mãe e filhos. Porem há diversas outras designações para família. Ela também pode ser designada como o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Esse tipo de família faz parte da tradição de vários povos e culturas, sendo normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos.
Como regra de convivência a família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. Sabemos que no seio familiar são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações. Além do mais o ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. Pois as relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar.
A família é a base ou início do processo de socialização dos indivíduos, tornando fundamental sua estruturação de tal forma que o relacionamento entre seus integrantes seja pautado na harmonia e respeito entre seus pares dado a importância e influência que tal grupo exerce na vida de cada um.
E como diz Padre Zezinho “abençoa Senhor as famílias amém, abençoa senhor a minha também”.