lADY gaga
É um planejamento no qual são identificadas as oportunidades que podem trazer bons resultados e excelente retorno à organização. O planejamento mostra também as maneiras para se alcançar o sucesso desejado. Ele pode ser realizado em diversos níveis. Por exemplo: o plano de marketing global de uma empresa pode possuir diversos planejamentos menores designados cada um para seu respectivo setor.
Diversos estudiosos e especialistas em marketing já conceituaram o dito planejamento de marketing. Uma das definições mais difundidas no meio é de autoria de Las Casas (2001, p. 18), na qual ele disserta o seguinte: “o plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico da empresa”. Com isso, Las Casas quis dizer que o plano tem a função de aliar os componentes do marketing ao ritmo da empresa para gerar bons resultados, principalmente de divulgação e promoção da marca ao público-alvo.
Quais os benefícios?
Para explicar algumas vantagens da utilização do planejamento de marketing, vamos utilizar a definição de outros dois importantes nomes do marketing. Em 2000, Churchill e Peter escreveram que um plano de marketing bem feito consegue ajudar os membros do departamento de marketing a entender onde seus esforços devem se concentrar, além de permitir que observem e tirem o melhor proveito das oportunidades no mercado.
Como é aplicado?
São avaliadas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da empresa e, a partir disso, montadas estratégias que visem a reforçar ou elevar a imagem da marca, produto ou serviço em questão para o público-alvo adequado.
Cada planejamento é único e específico para o perfil daquela empresa. Não existe um modelo pronto de plano de marketing. Para que ele seja correto, é necessário que seja específico para as necessidades de cada organização.
Algumas estratégias
O planejamento de marketing engloba inúmeras ações e estratégias que