Resenha Crítica: ESTUDO DO MEIO: TEORIA E PRÁTICA
Programa Graduação em Geografia
Resenha Crítica: ESTUDO DO MEIO: TEORIA E PRÁTICA
Trabalho apresentado as disciplinas de Pensamento Geográfico, Geografia Social e Cultural e Geografia Política do programa de Graduação em Geografia – da Universidade Estadual do Centro Oeste.
Aluno: Lenon Ricardo Mendes
Professor: Msc. Alides Baptista Chimin Junior
Irati
2014
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma discussão sobre o Estudo do meio, e como essa relação do docente/discente com certo recorte geográfico a ser analisado e estudado, tem a fomentar e enriquecer a compreensão e a produção de novos conhecimentos.
Segundo PONSTCHUCKA (2009, p.174),
“Entendemos, e este é o objetivo deste trabalho, mostrar que a realização dos Estudos do Meio pode tornar mais significativo o processo ensino-aprendizagem e proporcionar aos seus atores o desenvolvimento de um olhar crítico e investigativo sobre a aparente naturalidade do viver social.”
A idéia é de usufruir dos conhecimentos já pré-estabelecidos na ementa escolar e usar desses para interagir com o mundo, procurando produzir novos conhecimentos, usando estes como formas de auxilio do currículo escolar, aumentando a alçada de estudo e compreensão do meio.
É de relevância definidora ressaltar que no texto o autor afirma que o método trabalhado deve se distanciar de educação tecnicista ou instituição de ensino que, por trás do currículo escolar, mantenha uma regularização dos métodos de ensino, tendo-os como pré-estabelecidos, o que empobrece o método, pois o mesmo exige intensa autonomia dos envolvidos no projeto.
Segundo PONSTCHUCKA (2009, p.175), “É preciso alertar, todavia, que não estamos diante de um método de ensino que pressuponha um currículo totalmente aberto e, nele, não esteja presente a intencionalidade. Os objetivos são traçados previamente, porém, como muito bem sugere a epígrafe selecionada para