Laboratórios
Laboratórios de saúde são ambientes complexos e dinâmicos que necessitam adaptar-se rapidamente às necessidades e pressões sempre crescentes de saúde pública.
Os desafios que se apresentam, como as doenças emergentes ou re-emergentes, as questões ambientais ou mesmo o bioterrorismo, impõem a constante reavaliação das prioridades do laboratório.
Dentro deste contexto, a Biossegurança, que constitui uma área de conhecimento relativamente nova, é um campo que cresce em importância e abrangência, sendo as suas normas e recomendações cada vez mais difundidas internacionalmente.
Faltava-nos disponibilizar um manual de Biossegurança, que servisse de consulta e orientação para os procedimentos laboratoriais.
Este é o objetivo deste manual, que reúne conceitos, normas e procedimentos referenciados em publicações reconhecidas, abordados de forma objetiva, alguns apresentados passo a passo, visando a facilitar a sua compreensão e aplicação. No manual são tratadas as práticas seguras mais essenciais, baseadas no trabalho rotineiro de clinicas, hospitais, laboratórios...
Dito isto, consideramos que nunca é demais lembrar que segurança é sinônimo de boa técnica. Não há cabine de segurança biológica nem qualquer outro equipamento ou procedimento que por si só seja capaz de garantir a segurança, a não ser que os seus usuários apliquem técnicas seguras, baseadas na informação e na compreensão.
A educação e a informação do trabalhador sobre os fatores decorrentes ou presentes no trabalho que podem ter impacto sobre a sua saúde e segurança, são fundamentais para que a sua participação seja efetiva e resulte em mudanças de comportamento que possam evitar a exposição desnecessária ao risco.
Objetivo
Prover informações que auxiliem a prevenir, minimizar e, se possível, eliminar a exposição aos riscos ocupacionais presentes no LACEN, evitando os acidentes de trabalho e preservando a saúde dos funcionários, a saúde da comunidade e o meio ambiente.