Laboratório Eletricidade
Instruções para o laboratório
Os alunos devem trazer os roteiros do experimento. Uma leitura prévia do experimento a ser realizado é fundamental. Os relatórios deverão ser entregues ao final da aula. Testes poderão ser realizados antes da execução do experimento.
Normas de segurança
O choque elétrico, seja por contato direto ou indireto, é um dos acidentes mais perigosos. Uma corrente elétrica de 10mA pode paralisar uma pessoa, enquanto que uma corrente da ordem de 100mA pode ser fatal. Além do risco de choque elétrico, máquinas em movimento podem causar acidentes traumáticos. A seguir apresentam-se algumas regras e sugestões que devem ser adotadas para evitar acidentes durante a realização dos experimentos.
Procedimentos
1. Será obrigatório o uso de um calçado (tênis ou sapato) com sola de borracha. Chinelos e sandálias não serão permitidos.
2. Certificar do valor da tensão da rede onde você irá conectar seus instrumentos e o experimento. No laboratório é usual termos mais de um valor de tensão de rede
3. Nunca energizar o circuito sem a autorização do professor.
4. Usar do bom senso (evitar brincadeiras; na dúvida sempre perguntar ao professor) e estar atento (não trabalhar sonolento, não trabalhar com roupa molhada)
5. Evitar o uso de correntinhas, pulseiras, gravatas ou quaisquer acessórios que possam enroscar nas máquinas em movimento ou no circuito energizado.
6. Sempre ter em mente a localização do disjuntor a ser desligado em caso de emergência
7. Manter o acesso aos disjuntores desobstruído
8. Certifique-se do valor da tensão em que conectará os equipamentos (110 ou 220V);
9. Cuidado especial com o aterramento dos osciloscópios; O pino terra não deve, em geral, ser conectado para evitar curto-circuitos;
10. Verifique os circuitos em detalhes
11. Faça montagens experimentais de maneira visualmente organizada. O circuito deve ter sua montagem de tal forma que facilite ao máximo a compreensão do