Laboratório de Solos
No seguinte relatório será descrito apenas dois, no qual foi apresentado em laboratório na última aula de Mecânica dos Solos II junto com os professores responsáveis e monitor.
Antes de começar o ensaio, as amostras devem ser submetidas às mesmas condições de tensões e deformações de campo, para que seja uma reprodução fiel do que aconteceria em campo.
ENSAIO DE CISALHAMENTO DIRETO
O objetivo do ensaio é a determinação da tensão de cisalhamento quando uma tensão normal causada por uma força normal é aplicada.
Para dar início ao ensaio, o corpo de prova a ser ensaiado deve ser compactado de maneira que fique na sua massa específica aparente máxima e umidade ótima. O corpo de prova será compactado no qual ficará num anel metálico de dimensões 10,16 x 10,16 x 2 cm. O anel metálico junto com a amostra de solo serão colocados em cima de uma placa que possui ranhuras, que quando essa placa é colocada embaixo do anel, ela acaba deixando o solo com uma altura para fora do anel. E por fim será colocado uma outra placa com ranhuras na parte superior.
Depois da elaboração do anel metálico, este é inserido numa caixa de cisalhamento, no qual a caixa é dividida em duas partes horizontalmente e ficará entre duas pedras porosas. Figura 1 - Desenho esquemático da caixa de cisalhamento
Fonte : http://engenhafrank.blogspot.com.br/2012_06_01_archive.html
Instala-se a caixa de cisalhamento numa prensa que possui um pendural. Neste pendural se tem duas hastes, uma no centro e outra deslocada. Os pesos são colocados na haste deslocada, no qual gera uma tensão vertical. Foram colocados 26kg no pendural, mas como o pendural estava deslocado se multiplica por 5. O valor da carga aplicado será os pesos adicionados multiplicado