Laboratório de Mecânica dos Solos
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ANÁLISE TÁTIL VISUAL
MECÂNICA DOS SOLOS I
SÃO PAULO
2013
RA: 911113119
ANÁLISE TÁTIL VISUAL
ROCHAS, MINERAIS E SOLOS.
A proposta dos experimentos feitos no laboratório de Mecânica dos solos na Análise Tátil Visual é obter a capacidade de observar e diferenciar características físicas de rochas, minerais e tipos de solos.
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
1. Objetivo
Identificar através do sentido tátil e visual, características das rochas e minerais apresentados em laboratório e as características dos solos antes e após serem submetidos a diferentes processos.
2. Introdução Teórica
A crosta terrestre possui várias camadas compostas por três tipos de rochas que são formadas pela mistura de diferentes materiais. Essas rochas podem ser magmáticas, também chamadas de ígneas, sedimentares ou metamórficas.
Os diferentes tipos de solos existentes são oriundos dessas rochas que passam por um processo de desgaste natural ao longo dos anos pelos ventos, chuvas entre outros fenômenos. Os solos formados por esses fragmentos e podem ser diferenciados por vários fatores como coloração (se encontrado óxido de ferro o tom do solo fica avermelhado ou amarelado) matéria orgânica (elementos vivos e não vivos compostos de carbono) que deixa o solo mais escuro e fértil entre outros.
Além disso, cada tipo de solo apresenta uma característica no que se refere à interação com a água.
O solo argiloso, por exemplo, é menos permeável e, tem a capacidade de armazenar mais água. Além disso, tem grande quantidade de óxidos de alumínio e de ferro. Tem maior capacidade de formar torrões de alta resistência. A terra roxa, boa para a prática da agricultura, e o massapé, encontrado no Nordeste e muito relacionado à cultura de cana-de-açúcar, são exemplos de solo argiloso.
O solo de silte tem partículas pequenas e leves e normalmente pode sofrer