Laboratório de física i – relatório análise gráfica de dados.
FACULDADE DE TECNOLOGIA - FT
ENGENHARIA DE GÁS E PETRÓLEO
Turma 2
Bárbara Luiza Migueis Nunes
Debora Abreu da Silva
Ruan Alves de Araujo
LABORATÓRIO DE FÍSICA I – RELATÓRIO
Análise Gráfica de Dados.
Manaus - AM
Novembro/2012
1.
Introdução
Na física, a regra geral é analisar, prever e relacionar grandezas. Como instrumento de relação, criaram-se os gráficos. Neles visivelmente observam-se as linhas e curvas que determinam o tipo de ligação que apresenta uma grandeza à outra. E como melhor fonte de auxilio, eles podem ajudar a determinar leis e grandezas físicas a partir de analises gráficas, já que, em geral qualquer fenômeno de variação pode ser representado graficamente. No presente relatório, para por em prática esses conceitos de análises gráficas de dados experimentais, está descrito um experimento realizado em laboratório, que mediu uma a uma a posição de cinco massas presas a uma mola de suporte com um determinado peso para certa posição inicial, com o objetivo de determinar a constante elástica a partir da análise do gráfico gerado no experimento.
1. Fundamentação Teórica 2.1 Gráficos
O gráfico serve para visualizar o comportamento das grandezas físicas envolvidas de uma maneira fácil e rápida. Através de um gráfico podemos verificar como varia uma grandeza em função de outra.
Para construir um gráfico, utiliza-se um sistema de eixos cartesianos ortogonais que são dois eixos perpendiculares entre si, sendo o ponto de intersecção denominado origem. Os valores das grandezas envolvidas são colocados utilizando uma escala adequada para cada eixo. O eixo na horizontal (por convenção) é denominado eixo das abcissas e nele são colocados os valores da variável independente. O eixo na vertical é denominado eixo das ordenadas e nele são colocados os valores da variável dependente.
O par de coordenadas localiza a posição do ponto no plano cartesiano definido pelos eixos cartesianos.