Determinado o campo magnético da terra
Experiência nº 11
Determinação do campo magnético da Terra
1 – Objetivo
Determinar o campo magnético da terra, e obter este valor para a cidade onde se realiza a experiência.
2 - Introdução
Neste relatório, vamos calcular o campo magnético da terra.
O fenômeno do magnetismo terrestre resulta do fato de que a terra, como um todo, comporta-se como um imã gigante. Atualmente os polos magnéticos e geográficos estão aproximadamente invertidos um ao outro, sendo que o polo norte magnético se encontra no polo sul geográfico, e o polo sul magnético se encontra no polo norte geográfico. Isso esta mudando. O campo magnético terrestre, segundo estudos, está dirigindo-se para oeste.
Neste estudo, medimos a intensidade do campo magnético, que tem finalidades cientificas e de engenharia.
3 – Método
Montagem da experiência
1. Monte as espiras, uma em frente a outra, afastadas de R/2 (R é o raio da espira) 2. Coloque a bússola sobre o suporte no centro do sistema, entre as espiras, de modo que o plano da bússola contenha o eixo das expiras. 3. Gire agora as espiras, mantendo-as sempre paralelas, até que a linha Norte-Sul da bússola seja perpendicular ao seu eixo. 4. Gire a bússola até que a posição Norte-Sul esteja coincidente com a linha verde mais grossa (observe a figura).
5. Ligue as bobinas de tal modo que fiquem em série uma com a outra. (Veja a figura).
6. Monte o circuito conforme a figura abaixo, utilizando a escala de 250 mA no amperímetro e a saída de 12V (CC) da fonte. Use o resistor de 47Ω para limitar a corrente (e assim, proteger as bobinas).
7. Varie a tensão, anotando os valores da corrente e a deflexão do ponteiro da bússola. Não use ângulos maiores que 30º.
8. Complete a tabela abaixo, usando as expressões (9.1) e (9.2).
9. Faça o gráfico BS x tg θ, faça a regressão linear e encontre a inclinação da reta. Qual o significado desta inclinação?