Laboratório 5. Sem
C U R S O DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Avaliação:
LABORATÓRIO
Localidade:Aquidª
Turma: Ciências contábeis
Semestre: 5º
Nota
Módulo: Análise de Custos, Contabilidade Internacional e Estatística Aplicada
Data: 03/05/10
Professores Interativos:
Carlos Neder C. Guimarães e Luiz Miguel Rendas / Análise de Custos
Reinaldo Bazoni/Estatística Aplicada
Iara Marchioretto e Simone Ribeiro/Tópicos de Contabilidade Internacional
Professor(a) Local:
Acadêmico(a):
R A:
Situação Problema:
A Universidade Anhanguera-Uniderp é uma sociedade anônima, atuante no ensino provado, inserida no mercado aberto (Bovespa), em 2007. Na sua estréia teve o valor por ação valorizados em 18% chegando à cotação de R$ 21,24, segundo dados da Folha de São Paulo - caderno Dinheiro, em 12.03.2007.
Pesquisamos as suas publicações contábeis, notas explicativas e relatórios da administração, referentes aos exercícios de 2007 e 2008 e extraímos trechos (http://www.mzweb.com.br/anhanguera/web/arquivos/Anhanguera_Demonstracao_Financeiras_2008_port.pdf) para demonstrar a importância da Contabilidade Internacional no contexto da nova economia mundial e fomentar a busca pelo empreendedorismo, inovação e excelência.
Reproduzimos um trecho do Relatório da Administração, que explica aos usuários internos e externos, que a Lei nº 11.638/07 e a Medida Provisória 449/08 modificam a Lei nº 6.404/76 em aspectos relativos a elaboração e divulgação das demonstrações financeiras. E esclarecem que realizaram os ajustes legais para atender as novas regras da padronização internacional da contabilidade. “As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os Pronunciamentos, as Orientações e as Interpretações emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis e as normas emitidas pela Comissão de