fonetica e fonologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS
ARTICULADORES ATIVO E PASSIVO
ANA LUCIA APARECIDA TOLEDO – RA: 6950445786
JULIANO DE MELO GOMES – RA: 6714323716
RORIGO DE MENDONÇA – RA: 7328555738
CAMPINAS
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 O ESTUDO DA FILOSOFIA 2
3 AS DUAS REALIDADES NA EDUCAÇÃO 4
4 A INDÚSTRIA CULTURAL E A ESCOLA BRASILEIRA 6
5 PIERRE BOURDIEU E A DESIGUALDADE 8
6 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1 INTRODUÇÃO
Os articuladores ativos têm propriedade de movimentar-se (em direção ao articulador passivo) modificando a configuração do trato vocal. Os articuladores ativos são: o lábio inferior (que modifica a cavidade oral), a língua (que modifica a cavidade oral), o véu palatino (que modifica a cavidade nasal) e as pregas vocais (que modificam a cavidade faringeal). Eles são denominados articuladores ativos devido ao seu papel ativo (no sentido do movimento) na articulação consonantal (em oposição aos articuladores passivos).
A língua é dividida em ápice, lâmina, parte anterior, parte medial e parte posterior. O palato é dividido em alvéolos, palato duro, véu palatino e úvula.
Os articuladores passivos localizam-se na maxila superior, exceto o véu palatino que está localizado na parte posterior do palato. Os articuladores passivos são o lábio superior, os dentes superiores e o palato ósseo. (alvéolos dentários, palato duro, véu palatino que pode atuar como articulador ativo (na produção de segmentos nasais) ou como articulador passivo (na articulação de segmento velares).
A partir da posição do articulador ativo em relação ao articulador passivo podemos definir o lugar de articulação dos segmentos consonantais de acordo com as categorias listadas abaixo.
Lugar de articulação
Bilabial: o articulador ativo é o lábio inferior e como articulador passivo temos o lábio superior. Ex: pá, boa, má.
Labiodental: o