LABORATÓRIO 5 – Equivalente Mecânico da Caloria
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
LABORATÓRIO DE FÍSICA 3
LABORATÓRIO 5 – Equivalente Mecânico da Caloria DATA: TURMA: ___ PROFESSOR: ____ ALUNOS: __________________
_ ____________ __________
Resumo
Podemos medir a diferentes tipos de energia (Mecânica, Térmica, Núclear, etc) usando diferentes unidades.
No SI, usamos o J (Joule) como unidade de energia mas, uma outra unidade bastante utilizada é a cal (Caloria). Como estamos falando de energia, esperasse que exista uma relação entre essas duas unidade, um termo de proporcionalidade, para que seja possível igualar as duas unidades de medidas.
Objetivo
Sabemos que existe uma proporção entre as unidades , J (Joule) e cal (Caloria). Nosso objetivo nesse laboratório é ,com o auxílio de gráficos e do MMQ, encontrar essa constante de proporção e comparar esse resultado experimental ao resultado teórico já conhecido.
Material Utilizado
Calorímetro;
Bécher de 500 ml;
Balança;
Fonte de Tensão;
Termômetro;
Cronômetro digital.
Procedimento Experimental
Mede-se a massa de um bécher com capacidade maior do que 300 ml. Coloca-se 300 ml de água no bécher e aferi-se a massa desse novo conjunto (bechér + água). Ao colocar a água no calorímetro mede-se a temperatura da água com o auxílio do termômetro. Esta será nossa temperatura T0. A partir dai, liga-se o calorímetro e a cada 4 min (3 minutos de calorímetro ligado + 1 minuto para equilíbrio térmico) mede-se a temperatura da água que esta no interior do calorímetro.
Resultados
Dados Fornecidos
• V = (7,5 ± 0,2) V
• I = (2,9 ± 0,2) A
• Ccal = (16,5 ± 0,5) Cal/°C
* A temperatura inicial da água dentro do calorimetro antes da primeira medida é : T0= i T (°C) ΔT = T – T0 (°C) Q (cal) TEMPO (s) TEMPO TOTAL (s) W (J)
1
2
3
4
5
Σ
Cálculos
Conclusão