laboratorios
1. Discussão geral
Sólidos sedimentáveis em águas superficiais e salinas, assim como em resíduos domésticos e industriais podem ser determinados e indicados em um volume(mL/L) ou um peso básico(mg/L).
2. Aparelho
O teste volumétrica requer apenas um cone Imhoff. O teste gravimétrico requer todos os aparelhos listados na secção 2540D.2 e um recipiente de vidro com o mínimo de 9 cm de diâmetro.
3. Procedimento
a.Volumétrico: encher um cone de Imhoff até um 1L com uma amostra bem misturada. Assentar durante 45 minutos, agitar suavemente a amostra perto dos lados do cone, com uma haste ou por fiação, assentar durante mais 15 min, e anotar volume de sólidos sedimentáveis no cone(mL/L). Se a questão resolvida contém bolhas de líquido entre as grandes partículas assentadas, a estimativa do volume destes é subtraido do volume de sólidos depositados. O limite prático inferior de medição depende da composição da amostra e, geralmente, está no intervalo de 0,1 a 1,0 mL/L. Onde a separação de sedimentáveis e materiais flutuantes ocorrer, não estimar o material flutuante como matéria sedimentáveis. Repetições não são geralmente requeridas.
b.Gravimétrico: 1) Determinar sólidos suspensos totais como na secão 2540D.
2) Derramar uma amostra bem misturada num recipiente de vidro, que não pode ser menor do que 9 centímetros de diâmetro usando não menos do que 1l de amostra, o suficiente para dar uma profundidade de 20 cm. Alternativamente usar um recipiente de vidro de maior diâmetro e um grande volume de amostra. Deixe repousar durante 1 hora e, sem perturbar o liquido ou material flutuante, do centro do recipiente, ... em um ponto a meio caminho entre a superfície do material assente e a superfície do líquido. Determinar sólidos totais em suspensão(mg/L) do liquido sobrante(seção 2540D). Estes são os sólidos não sedimentáveis.
4. Cálculo mg sólidos sedimentaveis/L