laboratorio
Filtração por placas
Começou-se por se visitar um triturador, que tem como função, a redução do tamanho das partículas do produto a filtrar. Após a redução da dimensão das partículas, através do sistema de moagem do triturador, estas são encaminhadas, com o auxílio de um parafuso do tipo “sem fim”, para uma bomba de escoamento positivo.
Essa bomba envia as partículas solidas e liquidas, sob pressão, para um filtrador (placas), que com o auxilio de uma prensa hidráulica as mantem unidas.
Com a pressão vinda da bomba, dá-se a separação das partículas solidas, do líquido, criando assim um “bolo” constituído pelas partículas solidas, que fica acumulado entre as placas, aumentando a pressão do sistema, já que o caudal enviado pela bomba é constante.
Posto isto e devido ao sistema precisar de uma pressão constate, dá-se a necessidade de um sistema de controlo de pressão, com software e hardware dedicado, que emite um sinal elétrico, para a bomba, de forma a regular o caudal, para que o sistema se mantenha a pressão constante.
Método de Ultrafiltração
Visitou-se também, um sistema de ultrafiltração, que continha uma coluna com um enchimento de areia com partículas reduzidas e carvão ou grafite. A areia retém o fosforo particulado e partículas de maior dimensão, enquanto o carvão ativado ou grafite, retém parte do fosforo solúvel.
E como é visível no esquema em baixo, a solução (agua + fosforo + partículas), entra na parte de cima do sistema, sendo que por baixo sai o filtrado, e pelo meio há uma válvula que permite que se injete agua sob pressão, que percorre a coluna em sentido inverso, permitindo a limpeza da coluna. Todo este procedimento, ocorre a pressão constante.
Decantação Lamelar
Neste tipo de decantação, o liquido a tratar entra para um tanque de mistura, onde se adicionam os coagulantes e os floculantes, enviando posteriormente a mistura para um decantador