LABORATORIO LEI DE OHM
Lei de OHM
(Física Instrumental)
Alunos:
Dayane Masceno
João Paulo
Gabriella Reis
Marcela Reis
Mariana Hellen
Luanravel
Pedro werike Enc 21
MARABÁ – PA 2015
Faculdade Metropolitana de Marabá 2015
Questionários e Respostas
1. Defina corrente elétrica, diferenciando corrente alternada e corrente continua. Corrente elétrica é um movimento ordenado de cargas elétricas, ou seja, quando cargas elétricas deslocam-se no mesmo sentido em um meio material, as contribuições de cada uma das cargas das cargas se somam e dizemos que há uma corrente elétrica. Entretanto, para que ocorra esse deslocamento de cargas, é necessário a presença de um campo elétrico. Necessariamente corrente continua e corrente e corrente alternada onde a diferença é o sentido da tal corrente, onde se os elétrons se movimentam num único sentido, essa corrente é chamada de continua, já se eles mudam de direção constantemente, estamos falando de uma corrente alternada. Na pratica, a diferença entre elas está na capacidade de transmitir energia para locais distantes.
2. Defina tensão elétrica.
Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt, ou seja, a tensão elétrica é a força responsável pela movimentação de elétrons. O potencial elétrico mede a força que experimenta uma carga elétrica no seio de um campo elétrico, expressa na lei de coulomb, por tanto a tensão é a tendência que tem uma carga de ir de um ponto a outro.
3. Enuncie a lei de Ohm. Oque significa dizer que um resistor é ôhmico?
E qual deles apresenta esta característica?
A voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre, podemos mostrar matematicamente desse modo: V=R.i
Onde:
V é a diferença de potencial, cuja a unidade é o volt (v);
I é a corrente elétrica, cuja unidade é o Àmpere (A);
R é a resistência elétrica, cuja unidade é o Ohm (Ω);
É importante lembrar que essa lei nem sempre é