laboratorio eletronica - diodos
Diodo é um dispositivo constituído por uma junção de dois materiais semicondutores, em geral silício ou germânio dopados, um do tipo N e outro do tipo P, é o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, que pode comportar-se como condutor , isolante, retificador e limitador de tensão elétrica, dependendo da forma como a tensão é a plicada aos seus terminais. Essa característica permite que o diodo semicondutor possa ser utilizado em diversas aplicações, como por exemplo, na transformação de corrente alternada em corrente continua. Possui uma queda de tensão de, aproximadamente, 0,3 V (germânio) e 0,7 V (silício).
Teoria
Circuitos limitadores ou também chamados de circuitos ceifadores de tensão, são circuitos com diodos e outro dispositivos que limitam a tensão em um valor máximo , pré estabelecido. Nos circuitos limitadores reais ocorre uma transição suave entre o trecho linear e o trecho de saturação. O efeito da resistência dinâmica rd do diodo usado produz ainda uma saturação não constante. Em certos níveis do sinal de entrada a queda de tensão VD0 também deve ser considerada.
Em geral os circuitos limitadores são empregados como blocos ou módulos de proteção para outros circuitos. Por exemplo, para se prevenir eventual troca de polaridade da alimentação em um circuito, um bloco limitador com diodo provem uma solução satisfatória. A configuração de limitação é relacionada com a disposição topológica dos diodos usados no circuito, os quais devem conter elementos ativos como fontes de alimentações extras ou diodos tipo Zener. Com isto consegue-se atuar em diferentes níveis de limitação.
Materiais Utilizados
Placa protoboard de 2420 Pontos Modelo: Mp-2420 - Marca: Minipa
Resistor de 1KΩ / 5W
2 Diodos
Multímetro Modelo:ET-1100 DMM - Marca: Minipa
Gerador de Funções Digital de Bancada Modelo: GF-220- Marca: Instrutherm
Osciloscópio Digital 60Mhz
Desenvolvimento prático
1ª Parte:
Utilizando um