Trabalho Did Tica PRONTO
1. Introdução
Sabe-se que os anos iniciais não são apenas um espaço para ensinar ler e escrever, dessa forma cabe ao educador proporcionar momentos que favoreçam aos alunos usarem a imaginação, seja na sala de aula ou em qualquer outro espaço escolar. Nada melhor do que a leitura para proporcionar isso. Uma das formas mais prazerosas para realizar a leitura é por meio de histórias infantis. Através delas, pode-se entrar num mundo magnífico, onde tudo é possível, ao mesmo tempo em que se ensinam lições maravilhosas, aproximando assim os alunos das atividades lúdicas. O hábito da leitura deve acontecer de forma espontânea e não como algo obrigatório, pois caso isso ocorra, a leitura torna-se um fardo, levando o educando a criar resistências quanto ás leituras. Para que isso aconteça de maneira correta e vantajosa para o aluno, recorremos á Pinheiro (2008):
Para o êxito do trabalho com a literatura em sala de aula, é necessário que o professor tome consciência do seu papel, enquanto mediador entre a obra de arte e o aluno; para que este reorganize seu conhecimento e sua consciência-de-mundo, é imprescindível que, antes, o professor reorganize também seus conhecimento e consciência-de-mundo. Sendo assim, o profissional da educação deve se orientar em três direções essenciais: a da literatura, como um leitor atento, crítico e constante; a da realidade social, como um cidadão consciente de seu papel transformador, de seu espírito crítico e criativo; e a da experiência docente, buscando, como profissional competente, novas formas de despertar em seus alunos o gosto pela leitura e a posição crítica frente à mesma, transformando-os em leitores autônomos. (In: Folha da Região Online)
Sendo assim, o professor precisa estar munido de propostas e estratégias de trabalho, pesquisando e ampliando seu repertório literário para então selecionar seus materiais de modo a atender as especificidades e as vivências dos alunos valorizando sempre as