Reltorio
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA
CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA
ADRIANO KOSSOSKI
OTÁVIO VINICIUS BACOVIS
WAGNER AMORIM
RELATÓRIO DE ELETRÔNICA
CIRCUITOS ELETRÔNICOS
PONTA GROSSA
2012
ADRIANO KOSSOSKI
OTÁVIO VINICIUS BACOVIS
WAGNER AMORIM
RELATÓRIO DE ELETRÔNICA
CIRCUITOS ELETRÔNICOS
Relatório apresentado como avaliação parcial na disciplina de Eletrônica do 4º período do curso de Engenharia Eletrônica da UTFPR – Campus Ponta Grossa.
Professor: Anselmo.
PONTA GROSSA
2012
OBJETIVO
Montar os circuitos fornecidos em sala de aula através dos equipamentos do laboratório e observar se as medidas realizadas na prática feita no laboratório conferem com a teoria vista em sala de aula.
INTRODUÇÃO
Os diodos convencionais (retificadores) são compostos por dois blocos de material semicondutor, um dos blocos é do tipo n (cátodo) e o outro é do tipo p (ânodo). O diodo é fundamental em determinados circuitos elétricos, sua função é permitir que a corrente em apenas um sentido, quando o diodo esta polarizado inversamente não circula a corrente, se o diodo estiver polarizado diretamente circula a corrente.
Figura 1 – Símbolo do diodo retificador.
O diodo Zener também e conhecido como diodo de ruptura, diodo de tensão constante, diodo regulador de tensão e diodo de condução reversa, o diodo Zener funciona polarizado diretamente e inversamente, quando polarizado inversamente permite manter uma tensão constante em seus terminais sendo utilizado para regular ou estabilizar a tensão em circuitos eletrônicos.
Figura 2 – Símbolo do diodo Zener.
CIRCUITOS:
Figura 3 - 1º circuito.
Figura 4 - 2º circuito.
Figura 5 - 3º circuito.
Figura 6 - Retificador em ponte.
a) Meça com o voltímetro AC: VAB e VFD, VCF, VCD (com o osciloscópio). b) Meça com o voltímetro DC: Vef. c) Determine a relação de transformação. d) Insira um capacitor 470µF/40V e meça com um