Laboratorio de Fisica
Diego Henrique Santana
Lucas Alves Souza
Maria Julia Lacerda Trevizani
Nikolas Serafim Veloso
02/04/2014
Multivix Nova Venécia
1- Introdução
O encontro de dois móveis ocorre quando eles estiveram na mesma posição referencial, no mesmo instante de tempo. Em termos matemáticos isso nos leva a criar um sistema de equações com as funções horárias dos móveis. A solução deste sistema linear fornece a posição e o instante do encontro dos dois móveis.
2- Objetivos
Conceder aos alunos aptidão para calcular a velocidade de um móvel em MRU escrevendo a função horária do mesmo. Podendo assim, estabelecer e resolver um sistema de equações para o encontro de dois móveis que partem simultaneamente, bem como, obter o instante e a posição do encontro. Por fim traçar os gráficos em um mesmo par de eixos e determinar graficamente o instante e a posição do encontro dos móveis.
3- MATERIAL NECESSÁRIO:
3.1- Plano inclinado;
3.2- Um imã;
3.3- Cronômetro.
4- Procedimentos Experimentais
Inclinando o plano em 15º, prende-se a esfera com o auxílio do imã na posição 0,0m e logo em seguida libera-se a mesma cronometrando o tempo transcorrido até a esfera passar pela marca de 400 mm. É feito o cálculo da velocidade (V=d/t). Esse procedimento é repetido 3 vezes e é calculado a média do tempo e velocidade, conforme apresentado na tabela 1.
O plano e inclinado fazendo com que a bolha de ar vá para a posição 400mm,logo em seguida e apoiada novamente na mesa, cronometrando o tempo transcorrido até a bolha de ar passar a marca de 0mm. É feito o cálculo da velocidade (V=d/t). Esse procedimento é repetido 3 vezes e é calculado a média do tempo e velocidade, conforme apresentado na tabela 1.
Com os dados da tabela 1 completamos a tabela 2
São identificados os seguintes parâmetros do