Fisicaexperimental
Autores:
Ian Prates Fortes Alvim 2011017283
Higor Ribeiro Oliveira 2012019026
Objetivo
Medir e analisar a força de tração que um fio exerce no sensor quando se interrompe a queda de um objeto preso na outra extremidade do fio.
Introdução
De acordo com a Segunda Lei de Newton, o momentum, ou quantidade de movimento, de um objeto sofre variação quando uma força resultante F atua sobre ele. Muitas vezes essa própria força F não possui módulo constante, o que acontece no experimento feito a seguir. Considerando o momentum inicial do objeto pi no instante inicial ti e o momentum final pf , no instante tf, podemos calcular a variação da quantidade de movimento do objeto Δp como:
Define-se o vetor impulso I de uma força resultante F sobre um objeto como essa variação do seu momentum no intervalo de ti a tf.
Nesta experiência será estudado o impulso causado pela força de tração de 2 fios diferentes sobre um objeto ao ser esticado bruscamente devido a queda desse objeto preso a ele.
Parte Experimental
- Material utilizado: Computador, interface, sensor de força, suporte, objeto com gancho para ser preso ao barbante, fio de nylon, fio de algodão e régua.
- Procedimentos: A montagem do experimento é feita de acordo com a Figura 1. O sensor,ou transdutor, que está preso ao fio, tem a função de converter a força de tração exercita pelo fio em um sinal elétrico e transmitido ao computador por meio de uma interface que registra os dados em um gráfico tensão x tempo.
(Figura 1)
Inicialmente um objeto de massa M=0,05253 Kg, foi preso a um fio de algodão e foi segurado a uma altura de 20cm de forma que a tensão inicial fosse nula, em seguida o objeto foi solto em queda livre e a força medida pelo sensor foi registrada. Logo após o objeto foi preso a um fio de nylon e seguindo o mesmo procedimento anterior foi solto também a uma altura de 20cm. Os dados destes lançamentos estão representados pelo gráfico abaixo:
Nota: neste