Laboratorio de Fisica Experimental
Grupo: Bruno Segaloti Lívia Zilberberg Vinícius Vasconcelos
Disciplina: Física Experimental - II
Professor: Dayse Maria Luz
I – INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Este laboratório foi realizado no intuito de nós, alunos, criarmos mais intimidade com os instrumentos utilizados no projeto. Tal projeto tem como tema central a eletricidade, envolvendo medidas de resistência elétrica, de corrente elétrica e de tensão. Três instrumentos ditos básicos foram necessários para a realização do procedimento, e são eles:
- Voltímetro: utilizado para medir tensão ou diferença de potencial (ddp) entre dois pontos do circuito.
- Amperímetro: utilizado para medir a intensidade da corrente elétrica que percorre um dado trecho do circuito.
- Ohmímetro: utilizado para medir a resistência elétrica de um componente do circuito.
Como já citado, esse experimento inclui a medição da resistência elétrica, feita por um aparelho chamado multímetro, que tem por finalidade verificar se os valores medidos ( experimentais) conferem com os valores nominais, verificando a lei V = Ri.
É importante ressaltar que se a chamada Lei Das Malhas for aplicada a esse experimento devemos ter ao final dele uma considerável observação: (isso será provado ao longo do relatório por meio de dados experimentais) . Essa lei prevê que a soma algébrica da diferença de potencial em circuitos fechados, é nula. Além disso, a mesma nos ensina que em circuitos em série, há apenas um caminho para a circulação de corrente elétrica, a intensidade da corrente é a mesma ao longo de todo o circuito e o funcionamento de qualquer um dos consumidores depende de outros consumidores restantes.
II- Objetivo:
Realizar experimento para medições elétricas de tensão (diferença de potencial), resistência elétrica e corrente elétrica (fluxo de cargas), com o auxílio dos aparelhos: voltímetro, ohmímetro e amperímetro