Laboratorio de eletrotécnica de aeronaves
Relatório – Experimento com Equipamentos e Medidores elétricos em Circuitos de Corrente Alternadas Monofásicos
Curso: Engenharia Aeronáutica
Disciplina: Eletrotécnica de Aeronaves
Turma: WA
Nomes: Arthur Octavio Dias dos Santos. Nº 11021EAR004
Guilherme Neves Herker. Nº 11021EAR011
Introdução:
A análise de circuitos de corrente alternada se faz necessária não somente em circuitos residenciais ou comerciais, mas também em equipamentos de aeronaves visto que estes são amplamente usados para suprir a demanda de energia dos componentes aeronáuticos atualmente. Nesta série de experiências vamos estudar as principais características dos circuitos de corrente alternada e suas variações com diferentes tipos de arranjos de cargas a fim de obter o conhecimento necessário para a análise de circuitos maiores e mais complexos.
Resumo Teórico:
A corrente alterna (CA ou AC - do inglês alternating current), é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo, ao contrário da corrente contínua cujo sentido não varia ao longo do tempo. A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente. Enquanto a fonte de corrente contínua é constituída pelos pólos positivo e negativo, a de corrente alternada é composta por fases (e, muitas vezes, pelo fio neutro).
Matemática do Problema:
A forma de onda de corrente e tensão em CA pode ser descrita matematicamente através da fórmula:
Onde:
"v" representa a tensão de um gerador ou outra fonte alimentadora do barramento variante no tempo.
"i" representa a corrente a qual o circuito está submetido quando aplicado a tensão variante no tempo.
V e I representam a tensão de pico e a corrente de pico do circuito. O valor de pico-a-pico de uma tensão alternada é definida como a diferença entre o seu pico positivo e o seu pico negativo.
"t" é o tempo.
"f" é a frequência com a qual se da a oscilação da onda, Ou seja, o