labirinto
1. Dados PessoaisObjetivo do trabalho:
O objetivo do trabalho é entreter o observador e fazê-lo testar sua coordenação motora, demonstrando a eletrostática de uma forma divertida e dinâmica.
Introdução ao assunto:
Usando nossos conhecimentos de eletrostática, desenvolvemos o labirinto elétrico, que funciona da seguinte forma: é preciso passar o gancho pelo arame sem haver o contato, pois caso o mesmo aconteça, o alto-falante irá ser acionado e a luz assim como ele (o alto-falante), se acionará.
O lado negativo da pilha é acionado ao ligar o interruptor, e o lado positivo é acionado com o contato dos arames, uma vez que o lado positivo da luz e do alto falante estão ligados no mesmo, e o lado positivo da bateria está ligado no arame que, por sua vez, possui o gancho. Então com os lados positivo e negativo ligados, a luz e o alto-falante são acionados ''dedurando'' quem encostar no arame.
Pode-se salientar, que além desse experimento, o tema é observado em nosso cotidiano, em lâmpadas, chuveiros, por exemplo, mesmo que não percebidos.
Assim, de uma forma interativa iremos demonstrar como a eletrostática pode ser divertida e ao mesmo tempo interessante, pois todos poderão ver e sentir as proporcionalidades da física através de um simples experimento, cujo objetivo é tornar o estudo físico, o qual possui características bastantes temidas por crianças, jovens e adultos, mais prazeroso.
Recursos que serão utilizados:
Cartazes;
Experimento de fácil montagem, utilizando um pedaço de madeira 40x30cm; uma bateria (ou 2 pilhas comuns); um led de 3 volts; um alto-falante pequeno; um metro de fio de cobre; arame; fita isolante; pregos e parafusos pequenos; e ferramentas básicas.
Breve resumo da forma de apresentar o